quarta-feira, 23 de maio de 2012

Aluna participa como delegada na V Conferência Estadual dos direitos humanos de crianças e adolescente em Serra Negra‏

À esquerda a aluna Dalila que vem demonstrando muito talento






Eu estive na V conferência estadual Lúdica dos direitos humanos de crianças e adolescentes em Serra Negra SP, dos dias 4 a 6 de maio de 2012. Nessa conferência estadual foram discutidas propostas de todo o estado de São Paulo para levar para Brasília onde será aprovada constituição que tenha ênfase no E.C.A.
Tema da conferencia "Mobilizar, implementar, e monitorar a política do plano decenal de direitos humanos da criança e do adolescente dos estados, no Distrito Federal e nos Municípios”, que se divide em 5 eixos:


EIXO 1 - Promoção dos direitos humanos de crianças e adolescentes.
EIXO 2 - Proteção e defesa dos direitos.
EIXO 3 - Protagonismo e participação de crianças e adolescente.
EIXO 4 - Controle social da efetivação dos direitos
EIXO 5 - Gestão da política nacional dos direitos humanos da criança e adolescentes.

Cada EIXO tinha suas diretrizes. Eu estava no EIXO 1 representando a região de Bauru com mais cinco adolescentes Izabelli Garcia (Bauru), Thaisa Prestes (Uru), Karen Inácio (Reginópolis), Ianca Lisboa (Uru) e Higor Betramini (Presidente Alves).
A proposta que levei para discussão e votação foi dentro do eixo 1 diretriz 1 :
 

DIRETRIZ 1 - Promoção da cultura do respeito e da garantia dos direitos humanos da criança e do adolescente no âmbito da família, da sociedade e do estado,  considerada as condições de pessoas com deficiência e as diversidades de gênero, orientação sexual, as culturas, étnico-racial, religiosa, territorial, de nacionalidade e de opção política.
A respeito dessa diretriz a proposta foi a seguinte:

Um conhecimento aprofundado  na Legislação. Considerando que o currículo escolar não contempla nenhuma disciplina específica para esse fim salientamos a importância de incluir no mesmo uma disciplina voltada para uma educação política em que os alunos tenham oportunidade de acesso a esse conhecimento de forma crítica de seus direitos e deveres, podendo exercer com a segurança a sua cidadania, sendo capaz de intervir no meio em que vive propondo ações que vissem melhorias para toda a sociedade.

Ou seja, a disciplina de educação política e legislação a ser implantada em todas as escolas públicas de todo o Brasil.
A proposta foi apresentada na plenária, porém, teve 50 votos e perdeu para outra que tinha 69 votos, mas foi arquivada e não acabou ainda terá mais conferência e vou levar a proposta novamente.
Por ser uma conferencia Lúdica, havia apenas delegados adolescentes e crianças, os adultos presentes eram observadores, convidados, relatores ou facilitadores lembrando que eles não podiam falar, expressar uma opinião não tinham direito a voz e nem a voto era somente crianças e adolescentes.

Dalila Bersa